Uruguai 8 x 0 Taiti – Celeste se classifica, mas os derrotados emocionam Pernambuco

Uruguai confirma classificação à próxima fase da Copa das Confederações com goleada por 8 a 0 sobre o Taiti, que se despediu com faixa de agradecimento ao Brasil

Por: Marcus Vinícius Pereira

Se na primeira vez em que pisou na Arena Pernambuco, contra os espanhóis, o Uruguai encontrou uma torcida amplamente favorável, nesta tarde a coisa foi bem diferente. Os pernambucanos, assim como os mineiros e os cariocas fizeram nos jogos anteriores, apoiou o Taiti de forma incondicional desde a primeira vez em que os campeões da Oceania tocaram na bola, com direito a gritos de “olé”. Mas tamanho apoio não foi o suficiente para que os taitianos mudassem o seu retrospecto na Copa das Confederações. Mais uma grande goleada sofrida, desta vez por 8 a 0.

Com a vitória, o Uruguai alcançou o placar exato que lhe garantiria a classificação independentemente do que acontecesse em Fortaleza, no jogo entre Nigéria e Espanha. Mas, mais importante que isso, deu ritmo aos jogadores que não vinham atuando na competição e descanso aos titulares, que terão a missão de encarar o anfitrião Brasil.

O Uruguai chegou ao gol logo no primeiro minuto, em cobrança de escanteio de Lodeiro desviada por Scotti. A bola sobrou limpa para Abel Hernández que só teve o trabalho de cabecear para o fundo das redes. Após o gol, a Celeste encontrava dificuldades para penetrar na defesa taitiana, que igualou a posse de bola com muitas trocas de passes, principalmente em seu campo de defesa.

Mas esse panorama mudou aos 23 minutos, quando Abel Hernández foi lançado, chapelou o zagueiro Jonathan Tehau e, de frente para o goleiro Meriel, chutou para as redes marcando um golaço. Logo depois, aos 26 minutos, Gargano encontrou Diego Pérez na área. O volante uruguaio cabeceou na trave e no rebote completou para o gol. Sem forçar o Uruguai ainda ampliou. Aos 45 minutos, o mesmo Gargano lançou Abel Hernández na entrada da grande área taitiana. O atacante chutou forte para o gol e fechou a placar do primeiro tempo, 4 a 0 para o Uruguai.

O baile uruguaio continuaria no segundo tempo. Não antes que dois lances levantassem a torcida. Primeiro num pênalti cobrado por Scotti e defendido por Meriel, aos três minutos, após o árbitro português Pedro Proença enxergar empurrão de Vallar em Aguirregaray. Na sequência, Scotti ainda seria expulso ao levar o segundo cartão amarelo por fazer falta no habilidoso Chong Hue.

O Taiti, porém, perderia a vantagem numérica de jogadores quando Ludivion também levou o segundo amarelo. Logo na sequência, aos 15 minutos, os taitianos sofreriam mais um gol. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Gargano que, livre na área, chutou cruzado. A bola desviou em Lodeiro e foi parar no gol. Cinco minutos depois o Uruguai ampliou em pênalti convertido por Abel Hernández, depois de falta de Chong Hue em Aguirregaray.

Luis Suárez daria fim à goleada uruguaia. O centroavante, que começou entre os reservas, marcou seu primeiro gol aos 36 minutos, entortando Caroine e chutando para o gol. Depois, aos 44, o jogador recebeu na entrada da grande área e chutou no canto esquerdo do goleiro Meriel, que não conseguiu alcançar.

Após o apito final uma cena emocionou os torcedores presentes no último jogo disputado na Arena Pernambuco nesta Copa das Confederações. A carismática seleção do Taiti, quase toda formada por jogadores amadores, voltou ao gramado abraçada à bandeiras brasileiras e deu uma volta olímpica portanto uma grande faixa com a inscrição “Obrigado Brasil”, num dos momentos mais marcantes da competição até aqui.

Advertisements
This entry was posted in Copa das Confederações 2013, Seleção Brasileira and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s