Taiti 1 x 6 Nigéria – Dia histórico no Mineirão

Taiti perde de goleada, marca um de honra e faz história. Nigéria vence por goleada, mas gol de adversário ofusca feito dos africanos.

Por: Alexandre Guariglia

Se para muitos a Copa das Confederações não tem validade, ou é apenas mais uma, para os jogadores e comissão técnica do Taiti isso passa longe de ser verdade. Vencer ou perder não importava, a vitória eles já conquistaram para sempre, participar do torneio é o maior dos troféus. A emoção dos taitianos provou que o esporte é muito mais do que apenas um jogo.

O começo da partida nos fez lembrar o comportamento de qualquer seleção africana de 20 anos atrás, quando a tática era a correria inicial e a tentativa de surpreender o adversário com algum lance inusitado, ou de pura sorte. Dessa vez, o Taiti fez o papel dos africanos e a Nigéria o da seleção europeia sem estar vacinada contra qualquer surpresa.

Não demorou muito para os nigerianos mostrarem seu favoritismo ao modesto público do Novo Mineirão. Logo aos quatro minutos de jogo, após boas descidas taitianas ao ataque, o lateral-esquerdo Echiejile, do Braga de Portugal, arriscou um chute de fora da área que desviou duas vezes no caminho antes enganar o goleiro Samin.

Cinco minutos depois, aos nove, a defesa taitiana falhou na saída de bola na intermediária e contribuiu de forma fundamental para que a Nigéria ampliasse. Oduamadi aproveitou a inocência do adversário, saiu da marcação e tocou facilmente para marcar seu primeiro gol no jogo.

Tal inocência já era evidente aos 15 minutos do primeiro tempo. Enquanto o Taiti tentava superar os próprios erros de fundamento, a Nigéria chegava ao ataque com muita facilidade. Já parecia um treino de luxo para enfrentar o Uruguai.

Aos 25 minutos, isso acabou se confirmando. Em um lance perdido na lateral esquerda do campo, um cruzamento surgiu despretensiosamente, o goleiro Samin tentou encaixar a bola, mas ela escapou de forma bisonha, sobrando livre para Oduamadi balançar a rede pela segunda vez na partida.

A partir daí, os nigerianos pareceram encarnar o espírito displicente de seus antepassados das últimas décadas. Perderam gols feitos, erraram passes simples e fizeram faltas grosseiras. O Taiti, que não veio a passeio, quase diminuiu o marcador aos 33, após boa jogada de Chong-Hue, afastada com dificuldade pela atabalhoada zaga africana.

Dessa forma, o jogo que parecia caminhar para uma goleada pendeu para o receio por parte dos nigerianos. O segundo tempo veio para não confirmar as expectativas. Displicência de um lado, espírito guerreiro de outro. As virtudes foram compensadas aos oito minutos de forma histórica.

Escanteio vindo da direita para o Taiti, batido com força para o longínquo segundo pau para encontrar Jonathan Tehau, que subiu mais do que os zagueiros africanos para testar firme, a queima roupa, contra a meta de Enyeama e marcar O GOL de sua seleção. Acontecimento mais do que histórico no Mineirão. Foi a primeira vez que a seleção do Taiti marcou um tento fora de seu país.

Apesar da euforia, o fôlego dos simpáticos taitianos foi chegando ao fim, tudo o que a Nigéria queria para também tirar o pé do acelerador. E foi assim que chegaram ao quarto gol contando com a colaboração do herói Jonathan Tehau que fez contra, ao quinto com Oduamadi que fez seu terceiro no jogo e ao sexto com Echiejile

O cansaço físico pesou para ambas as equipes, porém a superioridade técnica dos nigerianos falou mais alto mesmo nos momentos de dificuldade na partida. Para o Taiti, a recepção do público e o gol de honra já valeram toda a Copa das Confederações.

Advertisements
This entry was posted in Copa das Confederações 2013 and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to Taiti 1 x 6 Nigéria – Dia histórico no Mineirão

  1. Wow, I like your post !

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s