Espanha 2 x 1 Uruguai – A Fúria encara o favoritismo e vence na estreia

Atual campeã do mundo domina a posse de bola e impressiona na precisão dos passes para vencer o Uruguai com gols de Pedro e Soldado.

Por: Guto Monte Ablas

A favorita Espanha começou sua caminhada em busca do primeiro título da Copa das Confederações com uma vitória convincente sobre o Uruguai. Jogando na Arena Pernambuco a equipe de Vicente Del Bosque venceu a seleção do uruguai por 2 a 1 e, mais do que isso, apresentou o bom futebol que conquistou o mundo.

Ao contrário das outras duas partidas do torneio (Brasil 3 a 0 Japão no Mané Garrincha, em Brasília e Itália 2 a 1 México, no Maracanã, no Rio de Janeiro) o jogo no Recife não foi marcado pelos protestos da população e pela violência policial. A chegada dos torcedores ao estádio se deu de forma tranquila, sem grandes incidentes.

Em campo, a fúria entrou liderada por Iniesta e Xavi e com um jogador centralizado na frente do ataque, fazendo papel de referência. O escolhido por Vicente Del Bosque foi Soldado, atacante que fez boa temporada pela equipe do Valência. Pelo lado uruguaio, a grande surpresa foi a ausência de Diego Forlán no time titular. O melhor jogador da última Copa foi barrado pelo técnico Oscar Tabarez e ficou como opção no banco de reservas.

Com a bola rolando, a Espanha já deu mostras do que seria o jogo desde o princípio. Domínio da posse de bola e pressão no ataque desde os primeiros minutos, tanto que demorou muito para abrir o placar. Depois de escanteio, a bola sobrou para Pedro que bateu firme e com estilo da entrada da área, a bola desviou no capitão uruguaio Lugano e enganou Muslera, colocando a Espanha na frente aos 20 minutos de partida.

Após o primeiro gol, a seleção uruguaia começou a usar da violência para brecar os adversários. Lugano e Cavani tomaram amarelo ainda na primeira etapa.

A Espanha respondeu com futebol. No contra-ataque bem armado e bola tocada com velocidade a bola chegou em Fábregas que, livre de marcação na intermediária, armou o chute, mas surpreendeu a defesa ao fazer o passe que encontrou Soldado livre de marcação na entrada da área. O jogador dominou, girou e fez o segundo gol espanhol.

A celeste continuou perdida em campo e a Espanha pressionando, mas as equipes foram para o intervalo com 2 a 0.

Com quase 80% de posse de bola na primeira etapa, a Fúria teve 338 passes tentados e conseguiu aproveitamento de cerca 93,2 % de acerto. Errou apenas 23 de suas tentativas. No lado uruguaio foram apenas 68,7% certos dos seus 80 passes tentados.

No segundo tempo o jogo mudou. A Espanha continuava com mais posse de bola, mas não conseguia criar grandes oportunidades de ampliar o placar.

Com isso, o Uruguai melhorou e buscou mais o gol do que na primeira etapa, criando algumas oportunidades, mas parando na defesa espanhola, que ao contrário do primeiro tempo fazia faltas nas proximidades da área de Casillas. Em uma dessas faltas, Suárez cobrou com perfeição e diminuiu o placar.

A Espanha ainda reclamou um pênalti em cima de soldado no final da partida, mas foi só. Vitória da Espanha por 2 a 1, confirmando o favoritismo inicial.

Iniesta, jogador do Barcelona e autor do gol do título da última Copa do Mundo, foi eleito pela Fifa como o melhor em campo.

Com o resultado, a Fúria dorme na liderança do Grupo B. Amanhã Nigéria enfrenta o Taiti fechando a primeira rodada do grupo. A equipe espanhola volta a campo na próxima quinta-feira quando enfrenta a seleção do Taiti no Maracanã. No mesmo dia, o Uruguai enfrenta a Nigéria na Fonte Nova.

Advertisements
This entry was posted in Copa das Confederações 2013 and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s