Pacotão do Brasileirão #1 – Cruzeiro goleia o Goiás na estreia do campeonato

Por: Cleyton Santos

Depois de quatro longos meses dos contestados Campeonatos Estaduais, vamos ao que interessa. O Brasileirão 2013 começou com diversas histórias, ainda com um pé no início da temporada, mas que deve melhorar no decorrer do ano.

Para quem não lembra (os rivais com certeza não esqueceram), a principal ausência nesta edição do torneio é do Palmeiras, que foi rebaixado no ano passado, ao lado de Atlético-GO, Figueirense e Sport.

Já as novidades são do Criciúma, que não disputava a elite nacional desde 2005, Atlético-PR, Vitória e Goiás, estes três últimos que fizeram aparições na Série A mais recentemente.

Foram dois os destaques da rodada inicial do Brasileirão: a goleada por 5 a 0 do Cruzeiro sobre o Goiás e a despedida de Neymar do Santos, em Brasília.

Cruzeiro 5 x 0 Goiás

Com apenas cinco minutos de jogo, o Cruzeiro começou o que seria uma goleada em cima do recém-promovido Goiás, com Diego Souza, após cobrança de escanteio de Dagoberto. Assim, a Raposa apostou na ineficiência do jogo aéreo do adversário para garantir os primeiros três pontos. Nilton, atacante ex-Corinthians e Vasco, marcou duas vezes e abriu a briga pela artilharia.

Santos 0 x 0 Flamengo

Neymar chegando no Mané Garrincha com "frio na barriga" (Reprodução Instagram)

Neymar chegando no Mané Garrincha com “frio na barriga” (Foto: Reprodução Instagram)

Foi na estreia do Mané Garrincha, em Brasília, que o Brasil se despediu de Neymar. O atacante fechou contrato com o Barcelona por cinco temporadas e, como nesta terça-feira já se apresenta na seleção brasileira, não joga mais pelo Santos.

A partida até foi boa, mas mesmo com mando de campo santista, a torcida do Flamengo dominou as arquibancadas e chegou a vaiar a Joia, que chorou ainda no Hino Nacional. Sem os dribles que nos acostumamos a ver sair dos pés de Neymar, o Peixe se deixou dominar pelo toque de bola do Rubro-Negro carioca e não conseguiu sair do 0 a 0.

Vai lá brilhar, Neymar!

Vasco 1 x 0 Portuguesa

Futebol passou longe do São Januário no sábado. Tenório achou um gol para o Vasco em falha do goleiro Gledson, da Portuguesa, que tentou socar a bola cruzada por Alisson, mas errou. As duas equipes deixaram à mostra suas deficiências e prometem brigar na parte de baixo da tabela. Por isso, o cruzmaltino tem mais é que comemorar esses três pontos.

Vitória 2 x 2 Internacional

Com uma assistência para Forlán e um gol, o volante Fred, do Internacional foi o destaque do jogo em Salvador. O visitante começou tomando pressão do Vitória, que saiu na frente com Max Biancucchi e Gabriel, mas relaxou na etapa final e cedeu o empate.

Corinthians 1 x 1 Botafogo

Campeão paulista e campeão carioca de 2013 se enfrentaram no Pacaembu e… ficaram no 1 a 1. Sem clima de desafio, a partida até foi disputada, mas sem o brilho que se esperava do último campeão mundial, bem anulado pela marcação botafoguense. Rafael Marques marcou pelo Botafogo e Paulinho, que pode trocar o Timão pela Europa em breve, guardaram seus gols.

Grêmio 2 x 0 Náutico

Mais um ano, mais um projeto de Luxemburgo, que já se deu mal este ano ao ser eliminado ainda nas oitavas de final da Libertadores pelo Santa Fé (COL). Mas dessa vez parece que o Grêmio tem mais chances de brigar pela ponta. Pelo menos já começou o Brasileirão fazendo 2 a 0 no Náutico, com gols de Zé Roberto e Elano.

Enquanto isso, mesmo com a derrota o Náutico mostrou que pode superar as expectativas dos jornalistas para o campeonato e não ser rebaixado.

Ponte Preta 0 x 2 São Paulo

Jogo violento e com torcida e time únicos. Só isso já resumiria o confronto entre Ponte Preta e São Paulo no Moisés Lucarelli. A PM proibiu a entrada da torcida visitante, por conta de uma reforma no estádio, mas foi o time da Macaca que esqueceu de entrar em campo e pouco fez para superar a bola parada do Tricolor paulista.

Tanto que, ainda no início do segundo tempo, Edson Silva foi expulso e mesmo assim o placar não mudou. Justiça seja feita, muito do mérito pela vitória tem que ser dado ao goleiro Denis, que fez ótimas defesas.

Criciúma 3 x 1 Bahia

Longe da elite há oito anos, o Criciúma mostrou a força do Heriberto Hülse diante do Bahia, fazendo 3 a 1 com facilidade. Candidato a ser o equivalente ao Náutico em 2012, que só não foi rebaixado pela excelente campanha dentro dos Aflitos, o Tigre terá na torcida fanática sua principal arma contra os adversário que se arriscarem no alçapão catarinense. Já o Tricolor de Aço mostrou que o ano vai se difícil.

Fluminense 2 x 1 Atlético-PR

Mesmo com toda a preparação (e polêmica) durante o primeiro semestre, quando o Atlético-PR disputou o Estadual com a equipe sub-23, mantendo o grupo principal blindado da imprensa e fazendo tour pela Europa, na estreia do Brasileiro começou… perdendo para o time reserva do Fluminense. Não precisa dizer muito mais, não é?

Coritiba 2 x 1 Atlético-MG

Deivid marcou o seu na vitória sobre o Atlético-MG, mas não gostou de ser substituído (Foto: Site oficial do Coritiba)

Deivid fez o seu na vitória sobre o Galo, mas não gostou de ser substituído (Foto: Site do Coritiba)

Após um insosso primeiro tempo, digno de um campeonato andorrano, o Atlético-MG tropeçou diante do Coritiba, com um gol aos 42 minutos da etapa complementar, marcado por Arthur, que entrou no lugar de Deivid. O outro gol foi do próprio Deivid, mas o atacante foi substituído  com cara de poucos amigos.

SEÇÃO SÉRIE B

Palmeiras 1 x 0 Atlético-GO

Em um jogo que foi esquecido pela mídia que estava ligada na final alemã da Liga dos Campeões da Europa, o Palmeiras jogou o suficiente para vencer o Atlético-GO, em Itu, por 1 a 0, com gol de Thiago Real.

Bom começo verde, se pensa em subir logo para a Série A. Para o Dragão, cabeça no lugar, pois a disputa só está começando. Na próxima terça, o verdão enfrenta o Asa em Arapiraca para seguir com o bom início e exorcizar alguns fantasmas (A última vez que enfrentou a equipe Alagoana, o Palmeiras foi eliminado na Copa do Brasil de 2002).

Advertisements
This entry was posted in Brasileirão 2013 and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s